João Pessoa - PB também colabora para a destinação de entulhos da construção civil

O setor da construção civil é um dos que mais cresce ano após ano. Uma das consequências é o acúmulo de resíduos que podem e devem ser reciclados, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realiza um trabalho de reciclagem de metralha de construção na Usina de Beneficiamento (Usiben), transformando o que é lixo em material que pode ser utilizado em obras de pavimentação na cidade.
Segundo o coordenador do Destino Final de Resíduos da Emlur, o engenheiro Edmilson Fonseca, tanto as empresas de grande porte, como as pequenas empresas que trabalham no ramo, podem depositar os resíduos da construção no local. "Temos máquinas específicas para triturar esse tipo de material, que pode ser transformado em areia, bica corrida, cascalho, brita e pedra rachão, usados pela Secretaria de Infraestrutura Municipal em obras de pavimentação de João Pessoa”, explicou.
Para fazer o transporte do lixo para o local, o empresário pode contratar uma das empresas credenciadas na própria Emlur, ou no caso dos pequenos construtores, levar em carroças ou carros de mão. "O importante é não depositar a metralha nas ruas, calçadas ou terrenos baldios, porque, além de ser crime ambiental, se você coloca um pouco, vem outro e coloca mais um pouco e depois aquele local transforma-se em um lixão. A cidade fica suja e ainda aumenta a incidência de animais peçonhentos como cobras e escorpiões”, lembrou.
A Usiben está localizada na Rua Antonieta Sátiro, s/n, no Jardim Laranjeiras, no bairro José Américo. Quem tiver dúvidas sobre o serviço pode entrar em contato com o "Alô Limpeza” através do telefone 0800 083 2425. Com pequenas atitudes, todos podem ajudar a cidade a ficar mais limpa e melhorar a qualidade de vida de toda a população.
Fonte: Secom-JP